quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ações Pedagógicas

Acompanhe algumas ações que o grupo da Escola Dona Belinha definiu com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino.



1 ) Verificar os alunos faltosos e tomar providências quanto ao que a família pode fazer em prol da solução dos problemas apontados, ou seja maior comprometimento do aluno e da família convocando os responsáveis.

2) Termo de compromisso para conscientizar e responsabilizar por atitudes de abandono intelectual.

3) Repensar os encaminhamentos ao Conselho Tutelar.

4) Soluções coletivas para que todos os docentes possam cumprir, a fim de manter uma unidade pedagógica. Exemplo:

- Não usar boné na sala de aula;

- Manter o aluno na sala;

- Proibir o uso de aparelhos eletrônicos ou objetos alheios a aula;

- Adotar crachá nas saídas do aluno durante a aula;

- Ação efetiva do mediador ao encontrar aluno fora da sala sem permissão;


Ações pedagógicas

Sobre os eventuais – abordar atividades cobradas pelo SARESP – Matemática, Português e Ciências Humanas; As atividades devem ser entregues à coordenação ou direção;

- Critérios na elaboração da sequência didática;

- Trabalhar a interdisciplinaridade;

- Professores de oficina reforçar a leitura e a escrita;

- Provão embasado na proposta do SARESP;

- Solicitar assinatura do responsável para toda convocação, informação ou reclamação;

- Envolvimento dos professores de Educação Física e Artes;

- Levantamento dos destratores ( análise da resposta incorreta) para sanar as habilidades falhas.

-Professores de Educação Física e Arte – criar alternativas que contribuam e acrescentem conhecimentos para assimilação das matérias da base curricular nacional.

-Grupo de estudos com 3º ano E.M. e incentivando o 2º ano E.M. com acessória de todos professores.

-Possibilidade de assessoria de psicólogos na elaboração e aplicação de teste vocacional para promover a auto estima dos alunos.

-Trabalhar em conjunto com os professores envolvidos no Programa Mais Educação no propósito de otimizar o aprendizado.

-Solicitar assessoria dos PCOPs para idealizar ações que melhore o trabalho dos nossos educadores.

-Estimular oficinas e utilizar o plano de aulas.

-Implantação de provões bimestrais.

-Informar os pais ou responsáveis através de comunicados sempre que necessário.

-Nos HTPCs priorizar troca de experiências de sucesso sempre que possível, desta forma será mais fácil construir ações de aceleração do conhecimento.






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