quinta-feira, 19 de agosto de 2010

SARESP em discussão

Opinião dos professores

Importâncias da dicussão

DIA DO SARESP NA ESCOLA DONA BELINHA II

Comentários durante o encontro para refletir sobre as práticas de cada um.

DIA DO SARESP NA ESCOLA DONA BELINHA

Acompanhe a fala da Diretora Ligia no encontro com os professores.

domingo, 1 de agosto de 2010

O valor do professor perante o Estado

Vejam como está cada vez mais estimulante a profissão de educador.

TROQUE UM PARLAMENTAR CORRUPTO

POR 344 PROFESSORES


Prezado amigo!


Sou professor de Física, de ensino médio de uma escola pública em uma cidade do

interior da Bahia e gostaria de expor a você o meu salário bruto mensal:
R$650,00


Eu fico com vergonha até de dizer, mas meu salário é R$650,00. Isso mesmo! E

olha que eu ganho mais que outros colegas de profissão que não possuem um curso
superior como eu e recebem minguados R$440,00. Será que alguém acha que, com um
salário assim, a rede de ensino poderá contar com professores competentes e
dispostos a ensinar?

Não querendo generalizar, pois ainda existem bons professores lecionando,

atualmente a regra é essa: O professor faz de conta que dá aula, o aluno faz de
conta que aprende, o Governo faz de conta que paga e a escola aprova o aluno mal
preparado. Incrível, mas é a pura verdade! Sinceramente, eu leciono porque sou
um idealista e atualmente vejo a profissão como um trabalho social. Mas nessa
semana, o soco que tomei na boca do estomago do meu idealismo foi duro!

Descobri que um parlamentar brasileiro custa para o país R$10,2 milhões por

ano.. São os parlamentares mais caros do mundo. O minuto trabalhado aqui custa
ao contribuinte R$11.545.

Na Itália, são gastos com parlamentares R$3,9 milhões, na França, pouco mais de

R$2,8 milhões, na Espanha, cada parlamentar custa por ano R$850 mil e na
vizinha, Argentina, R$1,3 milhões.

Trocando em miúdos, um parlamentar custa ao país, por baixo, 688 professores com

curso superior !

Diante dos fatos, gostaria muito, amigo, que você divulgasse minha campanha, na

qual o lema será:

"TROQUE UM PARLAMENTAR POR 344 PROFESSORES".



COMO VOCE VAI VOTAR DEPOIS DE LER ESTA MATÉRIA??



REPASSEM, EU JÁ ADERI À CAMPANHA!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Falta de apoio aos docentes

O material que é visto aqui agora no blog só foi possível aparecer devido à colaboração dos colegas, que se comprometeram em ministrar as aulas e acompanhar as atividades com os alunos na sala, enquanto estávamos postando o que foi registrado antes usando a sala de informática para isso. Não precisa pensar muito para entender que qualquer atividade para ser concluída, demanda tempo e concentração. A tarefa de publicar no blog também se constitui uma missão séria, importante e serve não só como um registro dos trabalhos realizados pela escola, mas também um valioso portfólio, que pode ser acessado por qualquer pessoa da comunidade, principalmente da Diretoria de Ensino que vive cobrando empenho do corpo docente e dos gestores da escola, disponível a qualquer hora e lugar, 24 horas do dia.

O que conseguimos realizar com os alunos e para os alunos é fruto única e exclusivamente da iniciativa e dedicação dos professores. O responsável pelo projeto, por exemplo, trabalhou fora da escola usando muitas horas para escanear, montar, paginar, a fim de deixar tudo pronta para impressão, que também deu trabalho para imprimir e montar. Quem estava junto acompanhando e ajudando pode comprovar. Imagine se fôssemos esperar o apoio da Diretoria de Ensino, como está acontecendo com projetos que estão parados lá, sem nenhuma satisfação, sem posição do andamento quanto a aceitação ou recusa.

É muito fácil e cômodo ficar cobrando resultados sem contribuir com o mínimo de apoio, sem atender às necessidades que o professor tem para desempenhar com eficácia a sua função.

A maioria do material que chega às mãos do professor (imposição vertical) para ser trabalhado está fora da realidade da comunidade em que a escola está instalada e perde o sentido quando chega às mãos do aluno que vive outra realidade, na maioria das vezes, precária e sem estímulo. E a conduta do governo desestimula ainda mais os professores. Por isso, devemos nós mesmos nos valorizar e nos unir como estamos fazendo, em prol da escola, pelo bem do aluno e em nosso próprio benefício.

Postado por: Denis Basílio de Oliveira, professor da rede pública de ensino.

Professores comprometidos com a educação

O compromisso do corpo docente da escola mostra sua eficiência com essa intervenção coletiva, em que disciplinas distintas entram no debate usando um mesmo elemento para reflexão (a revista de HQ produzida pelos alunos) para levantar questões com os alunos levando-os a pensar no que fizeram, promovendo um exercício de comunicação e ajudando-os a dar sentido às atividades realizadas na sala de aula.

Espera-se que esse exemplo seja seguido por outras unidades escolares, pois só assim poderemos ter forças para continuar a nossa jornada penosa, cheia de obstáculos, mas fundamental para a sociedade e para nós mesmos.

Biblioteca da Dona Belinha

Vocês estão vendo o espaço onde está instalada a biblioteca da escola.

Como pode ser visto na imagem, ela é bem organizada, com acesso fácil aos autores, a limpeza impecável, com material para várias faixas etárias.

A profª. Vera Lucia de Oliveira Lima, readaptada na cadeira de história, propôs-se a tomar conta e está fazendo um belo trabalho orientando os alunos quanto ao empréstimo, leitura e pesquisas escolares. Antes de sua chegada, a biblioteca estava desativada e os livros e revistas desorganizados (Lima 2010).

O trabalho iniciou nas primeiras séries e se estendeu para todo o ensino fundamental e médio

Funciona de segunda a quinta das 13 às 17h e 30 min.

Foi um grande avanço em termos de leitura, pois a procura pelo material cresce bastante, inclusive pelos professores, através do incentivo e facilidade que ela proporciona.

A Profª. Lima, diante da experiência à frente da biblioteca, relatou a preferência dos alunos pelas HQ , principalmente dos meninos. Ela acha que deveria ter um acervo maior, pois o pouco que tem já foi lido e relido. Um número maior desse material faria com que eles procurassem mais a leitura.

Comentou que as HQ com menos páginas são as requisitadas pelos alunos do ensino fundamental. Ela acredita que volumes com grande número de páginas pode assustar esse público.

Os alunos começam pelos quadrinhos depois partem para outras literaturas, comentou a professora Vera.

Todos sabemos a importância da biblioteca para complementar os estudos, então vamos usar e cuidar da nossa com carinho.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Confirmação de tese

Quem tiver a oportunidade de ler a revista perceberá que não houve correção do texto usado na narrativa gráfica, o que foi justificado nas páginas iniciais da revista e esse vídeo pode ser um testemunho acertado da decisão tomada. Acreditava e agora acredito mais ainda, que o excesso de interrupções poderia ter prejudicado a espontaneidade, a vontade de produzir e poderia inibir a criação artística. A liberdade de criação, que exige concentração, consolida-se melhor separando as etapas distintas: criação e reflexão. O processo criativo ativa o hemisfério direito do cérebro. Se houver interrupção para solicitar correções, significa que o lado racional está ativo, portanto o hemisfério esquerdo, que gosta de falar, criticar e não tem paciência para com as atividades demoradas, rapidamente entra em ação e impede que o lado direito criativo assuma o controle. Por isso, foi melhor deixá-los livres para criar. Como pode ser observado nesse vídeo, na hora em que a professora Claridade interferiu corrigindo a fala do aluno, ele logo se sentiu constrangido e se negou a continuar com o depoimento.

Assista e comprove.

Você acredita que as novas tecnologias auxiliam no trabalho de educadores?