sexta-feira, 30 de julho de 2010

Falta de apoio aos docentes

O material que é visto aqui agora no blog só foi possível aparecer devido à colaboração dos colegas, que se comprometeram em ministrar as aulas e acompanhar as atividades com os alunos na sala, enquanto estávamos postando o que foi registrado antes usando a sala de informática para isso. Não precisa pensar muito para entender que qualquer atividade para ser concluída, demanda tempo e concentração. A tarefa de publicar no blog também se constitui uma missão séria, importante e serve não só como um registro dos trabalhos realizados pela escola, mas também um valioso portfólio, que pode ser acessado por qualquer pessoa da comunidade, principalmente da Diretoria de Ensino que vive cobrando empenho do corpo docente e dos gestores da escola, disponível a qualquer hora e lugar, 24 horas do dia.

O que conseguimos realizar com os alunos e para os alunos é fruto única e exclusivamente da iniciativa e dedicação dos professores. O responsável pelo projeto, por exemplo, trabalhou fora da escola usando muitas horas para escanear, montar, paginar, a fim de deixar tudo pronta para impressão, que também deu trabalho para imprimir e montar. Quem estava junto acompanhando e ajudando pode comprovar. Imagine se fôssemos esperar o apoio da Diretoria de Ensino, como está acontecendo com projetos que estão parados lá, sem nenhuma satisfação, sem posição do andamento quanto a aceitação ou recusa.

É muito fácil e cômodo ficar cobrando resultados sem contribuir com o mínimo de apoio, sem atender às necessidades que o professor tem para desempenhar com eficácia a sua função.

A maioria do material que chega às mãos do professor (imposição vertical) para ser trabalhado está fora da realidade da comunidade em que a escola está instalada e perde o sentido quando chega às mãos do aluno que vive outra realidade, na maioria das vezes, precária e sem estímulo. E a conduta do governo desestimula ainda mais os professores. Por isso, devemos nós mesmos nos valorizar e nos unir como estamos fazendo, em prol da escola, pelo bem do aluno e em nosso próprio benefício.

Postado por: Denis Basílio de Oliveira, professor da rede pública de ensino.

2 comentários:

ATIVIDADES MOTORAS E ESPORTIVAS disse...

É isso aí pessoal, não podemos ficar inertes, esperando que outros façam alguma coisa por nós.
Denis.

ATIVIDADES MOTORAS E ESPORTIVAS disse...

comentário

Você acredita que as novas tecnologias auxiliam no trabalho de educadores?