quinta-feira, 10 de junho de 2010

Violência na Escola

Este espaço, além ser utilizado para publicar os trabalhos desenvolvidos pela escola, pode ser usado para que os gestores divulguem os problemas que possam vir a ter e assim receber orientação dos que já passaram por problema similar. Desta forma pode-se melhorar cada vez mais o desempenho através de soluções vindas dos próprios colegas. Quando se pensa isoladamente, a tendência é acreditar que determinado tipo de dificuldade é somente daquela pessoa. Ao compartilhar os dilemas, começa-se a perceber que é mais comum do que se pensa. Por isso, gostaria de tornar público as dificuldades que o professor Denis de Artes está tendo com um aluno da 6ª série B.

O fato que motivou esse texto aconteceu dia 10/06/10 e deixa dúvidas quanto ao que pode acontecer com o corpo docente feminino.

Neste dia, o Aluno que doravante será denominado “Sr. L”, a fim preservar sua identidade, estava ocupando a mesa do professor, deixando muita sujeira e conforme ele se movimentava, balançava a mesa, o que poderia causar danos às anotações. Ao ser gentilmente sugerido que trabalhasse em outra mesa, das várias disponíveis, já que o professor estava com muito material para acomodar e a mesa era sua melhor opção naquele instante, o aluno recusou em tom agressivo e desrespeitoso. Quando o professor insistiu, pedindo sua colaboração e começou a colocar o seu material sobre a mesa, achando que tudo ia se resolver; o aluno investiu contra ele esbravejando para agredi-lo, levantando a mão fechada em direção ao seu rosto. O ato de reflexo do professor foi segurar o braço dele em posição defensiva e imobilizá-lo. Em seguida conduziu-o à coordenação para relatar os fatos.

Diante desse quadro, fico pensando que se não houver uma atitude que possa mudar esse quadro de impunidade, as mulheres poderão ser as maiores vítimas.

O professor acha até prudente efetuar um Boletim de Ocorrência para resguardar a integridade física e o bem material que costuma ficar parado no estacionamento, pois houve uma insinuação de vingança dirigida ao veículo.

Pergunta-se: Será que esse é um ato isolado?

Esse aluno, o “Sr. L”, participa das atividades em sala de aula, faz todas as lições, sabe não só de seus direitos, mas também de seus deveres?

O seu comportamento na sala de aula é exemplar, de modo que se deva ignorar essa ocorrência?

Peço que compartilhem suas informações e digam se assim o for, que o professor está equivocado e precisa repensar essas questões. Assim o fazendo, aproveitem para orientá-lo e dizer o que deve ser feito se tal fato vier a se repetir.

Obs.: O aluno citado tem um quadro de ocorrências considerável. Nas aulas do professor, ele não fazia as atividades, atrapalhava a aula na hora das explicações, a ponto de os colegas de sala se mobilizarem num abaixo-assinado para pedir que a direção o retirasse da sala.

Nenhum comentário:

Você acredita que as novas tecnologias auxiliam no trabalho de educadores?