terça-feira, 1 de junho de 2010

Poder judiciário na Dona Belinha



A E. E. Izabel Ferreira dos Santos – Dona Belinha, recebeu a ilustre visita do Juiz Régis e da Juíza Vera, ambos do fórum de Guarulhos, ocorrida no dia 21 de maio de 2010, com o intuito de esclarecer os alunos o funcionamento do poder judiciário, os direitos e deveres do cidadão e o papel desempenhado pelo juiz como parte do projeto iniciado em 1992, com noções fundamentais sobre a estrutura e o funcionamento do Estado, da Polícia, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de outros serviços públicos essenciais. É uma campanha realizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros e Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, patrocinado pelo Banco Real, tendo a frente uma História em quadrinhos intitulada “Cartilha da Justiça”, protagonizada pelo personagem Brasilzinho, produzida pelo estúdio Marcos Vaz. A HQ foi distribuída gratuitamente as escolas da rede pública de ensino, para uso em sala de aula.

A presença do juiz na escola pode desmistificar um pouco a imagem intocável que se tinha dele, já que é uma figura cercada por seguranças, detentora de grande autoridade com a qual não se pode brincar. Nesse contato, descobriu-se que são como nós, com tristezas, alegrias, carências e angustias, conhecem o mundo das comunidades carentes e não se sentiram nem um pouco incomodadas com as nossas crianças, inquietas em certas ocasiões.

A escola ofereceu um café, servido na sala dos professores os quais foram chegando aos poucos até lotar o recinto, se envolvendo na conversa que havia iniciado, questionando a autoridade quanto aos assuntos pertinentes a sua especialidade. O bate-papo se prolongou e ao final, ficou o gostinho de queremos mais, pois, muitos colegas desejavam interpelar os visitantes a fim de tirar dúvidas que eram respondidas com presteza.

Nenhum comentário:

Você acredita que as novas tecnologias auxiliam no trabalho de educadores?